Prancheta 65.png

Embalagens de plástico 100% recicláveis

Mais do que exemplos abstratos, as boas práticas dos membros demonstram o potencial e importância da reciclagem.

Sprite, a bebida da Coca-Cola com sabor a lima-limão, alterou as garrafas de plástico PET verde para PET transparente. Uma garrafa PET transparente pode ser convertida numa nova garrafa seguindo os conceitos de upcycling, em que uma garrafa PET não só pode ser reciclada, como também pode ser convertida numa nova garrafa. As antigas garrafas PET verdes já eram 100% recicláveis, tal como todas as restantes garrafas PET do portefólio da Coca-Cola, sendo que com esta alteração a empresa fica mais perto do seu objetivo de alcançar um sistema circular “bottle-to-bottle”, aumentando a disponibilidade de plástico reciclado para incorporação em novas garrafas.

Prancheta 1.png
cocacola.png

A Cerealis, empresa dona das marcas de massa Milaneza e Nacional (entre outras), utiliza já mais de 90% das embalagens plásticas recicláveis nos seus produtos e contribui economicamente para o suporte financeiro das entidades gestoras da separação e envio para reciclagem dos resíduos domésticos que são a sua principal fonte de resíduo plástico.

Internamente a Cerealis efetua a segregação seletiva de todos os seus resíduos, que envia para operadores especializados. Tem em implementação medidas de educação dos consumidores, no sentido de que a correta separação dos plásticos que colocam no mercado permita que as entidades competentes dinamizem a sua correta reciclagem e reincorporação, no sentido da economia circular do plástico.

ss.png
cerealis.png
sociedadpv.png
Prancheta 1 cópia.png

A Sociedade Ponto Verde incentiva a reciclabilidade das embalagens: Diferenciação das prestações financeiras (Valores Ponto Verde) das embalagens de acordo com a sua reciclabilidade, pagas pelos Embaladores à SPV, através da adoção de princípios de Design for Recycling, incentivando a utilização de materiais ou combinações de materiais que tornam as embalagens comprovadamente mais fáceis de reciclar. É a primeira Entidade Gestora a aplicar medidas de ecomodulação em Portugal, desde o início de 2019.

O Pingo Doce foi o primeiro retalhista na Europa a disponibilizar um sistema de reenchimento de garrafas de plástico para água. O conceito, desenvolvido em parceria com a Purify ECO, permite consumir água filtrada em garrafas reutilizáveis, feitas em PET. Desta forma reduz-se o consumo de garrafas de plástico de utilização única o que evita a produção de cerca de 90 toneladas de plástico descartável por ano. A ECO existe em cerca de 140 lojas e as garrafas (disponíveis nos formatos de 1,5L, 3L e 6L) são concebidas para manterem as propriedades da água e para serem recicláveis no final da sua vida útil.

Prancheta 1 cópia 2.png
pingodoce.png

A Unilever FIMA lançou o Cif Ecorefill, que permite ao consumidor reutilizar a sua embalagem de spray Cif Cozinha/ Casa de banho. A nova embalagem permite a redução das emissões de transporte e utilização de menos 75% de plástico.

Prancheta 2.png
unilever.png